Filtro Separador

O óleo do compressor é usado para refrigeração, lubrificação, vedação e proteção contra corrosão do elemento compressor.
Um volume de óleo na saída do compressor resulta em:

  • Ar comprimido de baixa qualidade (Comparado aos níveis mínimos exigidos)
  • Maior frequência de trocas de filtros e aumento de intervenções
  • Aumento da contaminação, causando maior intervenção de serviços na linha de ar comprimido, além do aumento dos condensados, podendo entupir os drenos dos separadores.

Aspectos de Qualidade

  • Residual de óleo entre 1 e 3 ppm para uma pressão diferencial de 0.2 bar
  • Filtro projetado para diminuir a descarga estática no óleo
  • Filtro resistente a altas pressões diferenciais em relação ao pirata, podendo chegar até 5 bar, garantido assim maior vida útil em casos de paradas bruscas por queda de energia ou parada de emergência
  • Materiais e projeto voltados a alta resistência de corrosão

Vantagens

  • Alta confiabilidade
  • Menor consumo de energia e baixo arraste de óleo
  • Maior vida útil
  • Melhor custo x benefício

Riscos do uso de separadores não originais (Piratas)

  • Alto residual de óleo na linha, aumento do consumo de óleo e maior custo operacional
  • Baixa qualidade do ar comprimido
  • Maior número de intervenções
  • Maior contaminação das linhas de ar comprimido com aumento de condensados pesados
  • Maior pressão diferencial, aumentando o consumo de energia
  • Maior custo operacional
  • Maior risco de fogo por aumento da descarga eletrostática no óleo
  • Risco de parada → Contaminação das linhas e acessórios
  • Corrosão resulta em oxidação do compressor → reduz o ponto de fulgor → Aumenta o risco para fogo